Amarrar a carga corretamente deve ser de conhecimento de todos os profissionais que atuam no transporte de cargas, pois o correto dimensionamento e utilização dos conjuntos de amarração, são essenciais para manter a segurança em todos os processos de locomoção.
O tema da segura amarração de cargas ganhou destaque com a Resolução CONTRAN Nº 552, emitida em 17/09/2015 (atualmente revogada pela 676 de 21/07/2017).
Porém ainda nos deparamos com muitas cargas transportadas com desvios: amarradas com cordas, cintas com qualidade notoriamente inferior ao mínimo especificado, pontos de ancoragem suspeitos e até mesmo casos onde sequer existe qualquer amarração da carga.
Como amarrar a carga corretamente?
Há uma norma sobre o tema, a ABNT NBR 15883 – Cintas têxteis para amarração de cargas e esta é a principal recomendação: seguir o que determina a parte 1 desta norma, que especifica todos os cálculos necessários para determinar a quantidade de amarrações necessárias.
Deve ser considerado: incidências de ângulo, coeficiente de atrito, centro de gravidade da carga, adoção de dispositivos de bloqueio adicionais, o peso da carga, força de tensão da catraca (STF), capacidade de amarração (LC), método de amarração (amarração direta, amarração por atrito ou combinação de ambas) e inúmeras outras variáveis.
O objetivo básico da amarração de cargas é minimizar as situações de perigo, passíveis de ocorrer durante o transporte de cargas, impossibilitando o deslocamento da carga que pode ocasionar o seu desprendimento, ou mesmo o tombamento do veículo, resguardando assim as vidas e materiais transportados
Importância da correta amarração da carga
A correta distribuição/amarração de carga contribui para que a carga transportada não sofra nenhuma avaria e trafegue no modal sem interferências – evitando acidentes que podem ser causados.
Além disso, é fundamental para uma operação segura e econômica, onde pode-se destacar:
- Melhor estabilidade;
- Maior aderência;
- Iluminação adequada;
- Evitar a sobrecarga nos eixos;
- Evitar o desgaste prematuro dos pneus, freios, eixos, molas, amortecedores, sistemas de direção;
- Redução do consumo de combustível.
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