O trabalho dos equipamentos de elevação de cargas é de alto risco, por isso está atrelado a um item essencial: o plano de Rigging. Nele devem constar todos os dados da operação, a começar pela base de apoio para suportar o peso do munck e da carga, um dos pontos mais críticos nas operações de içamento.

Segundo os especialistas em Rigging, a informação sobre a base deve ser calculada conforme o peso do munck e da carga. “Após um estudo geotécnico, é possível descobrir a capacidade de peso que o solo consegue suportar, e a empresa responsável pelo plano de Rigging deverá identificar a melhor maneira de distribuir a carga sobre o solo”.

De acordo com o especialista, essas análises indicarão se há necessidade de melhorias no solo para suportar o peso, garantido a segurança da base de apoio.

Entre os pontos básicos para o desenvolvimento de um plano de Rigging destacam-se as condições do solo e sua resistência à carga aplicada pelo munck, além de outros itens, como o peso da peça movimentada, o centro de gravidade e pontos de içamento.

Norma

As operações de içamento de cargas se enquadram na NR 12.132, que indica a necessidade de elaborar um planejamento para os serviços que envolvam risco de acidentes de trabalho em máquinas e equipamentos, sob supervisão e anuência expressa de um profissional habilitado ou qualificado.

icamento e transporte de postes de energia - Como preparar uma base de apoio para içamento de cargas?

 

Segurança no uso do munck

A segurança da operação de munck não pode ser um elemento circunstancial, providenciada durante a execução da tarefa. Ela depende de muitos fatores, como a verificação de interferências invisíveis na área de trabalho, ou seja, tubulações enterradas, envelopes elétricos, fossas sépticas, entre outras situações que podem dar instabilidade à base sobre a qual o equipamento se apoia. O munck deve trabalhar o mais afastado possível da beira de taludes para não correr riscos de tombamento, fazendo uma pressão baixa de patolamento sobre o solo.

É necessário estabilizar o munck utilizando um pendente, levando em conta que a aplicação da força do cilindro vertical de patolamento deve estar perpendicular à sapata da patola. Não existe regra prática para se dimensionar o calçamento sob a patola ou as esteiras de um munck . O ideal é utilizar, no mínimo, um calçamento que seja três vezes a área da patola, independentemente do que o cálculo indicar.

Fundação e gruas

Quando o solo em que o munck for trabalhar não tiver consistência sólida, como a turfa, por exemplo, composta de uma massa de plantas e musgos decompostos, é necessário fazer uma espécie de fundação, utilizando algumas alternativas. As mais utilizadas são: troca de solo, execução de sapatas, blocos de apoio ou mesmo estaqueamento.

A necessidade de executar fundações para apoio do equipamento será identificada pelo geotécnico responsável por analisar as condições do solo e a pressão máxima exercida pelo munck.

As gruas de edificações também requerem um planejamento de Rigging que identifique as cargas máximas aplicadas no solo. O geotécnico realizará um estudo do solo para conhecer sua capacidade, e a empresa responsável pela engenharia civil desenvolverá o projeto da base de concreto, com capacidade de suportar as cargas e permitir que a grua seja fixada na base.

Dificuldades

Segundo os especialistas, as principais dificuldades encontradas nos trabalhos com muncks são falta de planejamento e de capacitação de operadores, Riggers e sinalizadores.

Em muitas situações ocorrem diferenças entre o peso da carga informado pelo cliente e o real, verificado no momento do içamento. Quando isso acontece, o operador normalmente é pressionado para tentar fazer o trabalho, mesmo que fora da tabela. É preciso evitar, a todo custo, aventureiros e improvisações de última hora. A junção de ambos culmina em acidente.

Estabilização correta dos muncks

1- Calcule a força aplicada nas patolas/esteiras.

2- Obtenha a capacidade de suporte do solo, no qual o munck irá trabalhar. Esta é a pressão que o terreno pode suportar.

3- Determine a área necessária, dividindo a força na patola pela pressão que o terreno suporta.

4- Extraia a raiz quadrada. Este valor será o comprimento x largura do calçamento.

Referência: https://bit.ly/3P454QU

 

Cilesio Transportes e Serviços de Munck

Desde o ano 2000, a Cliesio Transporte vem inovando no quesito transporte e serviços de Munck na região de Itajaí, oferecendo um atendimento personalizado e a segurança necessária em cada serviço prestado.

Você pode contar conosco para transporte e içamento de contêineres, postes, motores, cargas pesadas no geral, peças de embarcações, estacas de galpão, bate estacas, piscinas, placas com até 20m de altura e içamento de pessoas para colocar placas.

Nós já possuímos ampla experiência com indústrias, container, galpão, construtoras, empreiteiras. Além disso, somos uma empresa atualizada e você pode nos encontrar em diversos canais.

Estamos localizados na Rua Nossa Senhora de Fátima, Nº 589, Bairro Cordeiros – Itajaí/SC. Entre em contato conosco pelo telefone: (47) 99997-5029 ou WhatsApp: (47) 99728-5285.

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá.
Como podemos ajudar?