O içamento e movimentação de cargas é um processo que deve ser feito com cuidado e atenção, dando a devida importância a todas as etapas envolvidas, para que assim, o serviço final seja concluído com eficiência.
O Plano de Rigging vem com a proposta de garantir uma melhor organização, eficácia e segurança no içamento e movimentação de cargas, tendo como objetivo planejar e simular a operação por meio do estudo da carga a ser içada.
Outros fatores também são levados em consideração, como os equipamentos e acessórios utilizados, condições do solo e influência do vento na operação, entre outros fatores que podem ser incorporados na operação.
Esse planejamento é de extrema importância para a movimentação e içamento de carga, consistindo no estudo dos fatores que possam gerar problemas, e dessa forma, evitando eles.
De forma mais simples, o Plano de Rigging permite que através de cálculos se pense a melhor maneira possível de executar a movimentação da carga.
Qual a finalidade do Plano de Rigging?
O Plano Rigging define as particularizações que são trazidas pelo içamento e movimentação de cargas. Essas particularizações podem ser observadas através de desenhos técnicos, cálculos, memoriais descritivos, etc.
Esse plano é de grande importância, pois (se os equipamentos usados forem de qualidade) garante um maior nível de segurança, otimizando os recursos e os processos do serviço.
O que é o NR 12 e como interfere no Plano de Rigging?
A Norma Regulamentadora 12 foi criada em 8 de junho de 1978 pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com o objetivo de garantir que equipamentos e máquinas sejam seguros para seus respectivos trabalhadores.
A NR12 exige relatórios frequentes e completos sobre o ciclo de vida das máquinas e equipamentos utilizados nos processos do Plano de Rigging, exigindo informações sobre os fatores, como o transporte, instalação, utilização, manutenção e final de vida útil.
Segundo a NR12: “É de responsabilidade do empregador adotar medidas de proteção para o uso seguro de máquinas e equipamentos.” Ou seja, é obrigação da empresa garantir a segurança de todos os envolvidos no processo, com os trabalhadores.
Desta forma, o Plano de Rigging e a NR12 garantem uma maior segurança dos trabalhadores envolvidos, pois registram de forma bem detalhada as informações que tratam da movimentação de cargas, manutenção de máquinas e utilização de ferramentas.
Segundo o item 18.14.24.17 da norma regulamentadora 18 (NR18) diz que a elaboração de um plano de carga para movimentações é obrigatório, desta forma, não necessariamente o Plano de Rigging é obrigatório, mas a utilização de um planejamento sim.
O que deve-se levar em consideração para a elaboração do Plano de Rigging?
Para que o Plano de Rigging seja elaborado de forma correta, e que o içamento e movimentação de cargas seja feito com total segurança, além dos fatores comentados anteriormente, o peso correto da carga, a resistência do terreno e a resistência da peça a ser transportada, são outros fatores que precisam de atenção, pois podem interferir nos processos.
Fonte: Rigging Brasil.
Cilesio Transportes e Serviços de Munck
Desde o ano 2000, nós inovamos no quesito transporte e serviços de Munck na região de Itajaí. Com atendimento personalizado e segurança no serviço prestado, você pode contar conosco para transporte de Container, Poste, Motores, Carga pesada, Peças de navios, Estacas de galpão, Bate estacas, Piscinas, Içamento de pessoas para colocar placas, Placas até 20m de altura.
Nós já possuímos ampla experiência com Indústrias, container, galpão, construtoras, empreiteiras. Além disso, somos uma empresa atualizada e você pode nos encontrar em diversos canais. Nós ficamos localizados na Rua Nossa Senhora (47) 99997.5029.